Dica de ouro: 20 dicas para você passar no próximo Concurso

Tempo de leitura: 11 minutos

Hoje vim falar de um assunto que gosto muito de compartilhar, sabe o quê? Dicas de concurso para quem quer mudar de vida e como diz o Profº Enfº Elton Chaves, “dar um tapa na pobreza”. Já pensou você ter estabilidade, um salário digno e vários benefícios! O próximo pode ser você, basta somente ter planejamento e técnicas assertivas. Abaixo segue 20 dicas valiosas que podem te levar até a tão sonhada NOMEAÇÃO. Leia atentamente dica por dica.

Vem Comigo!

Dica 01 – Trace o concurso como a principal meta da sua vida

Tenha um meta clara do que você quer! Saiba que ao definir uma meta e focar nela, você abrirá mão de muita coisa, porém o resultado final será um emprego com estabilidade para você ter condições de transformar sonhos em metas e realizar todas elas sem sufoco!

Olha como se traça uma meta de forma correta, vou te mostrar a fórmula. Eu aprendi num Curso de Coaching, que realizei no ano de 2017, o método é do Paulo Vieira, um dos maiores Coach do Brasil.

Fórmula para traçar a sua meta:

META (O QUÊ) + DATA (QUANDO) + LOCAL (ONDE) + MOTIVO (PORQUE) + COMO

Exemplo: Ser concursada + em de Outubro de 2018 + na Secretária de Saúde do Município de São Paulo + para ter instabilidade, um salário digno e muitos benefícios através de um planejamento de estudo com técnicas assertivas.

Dica 02 – Mude a sua mentalidade: pensamento positivo

A primeira coisa que você necessita mudar é a sua mentalidade! Você não pode ter pensamentos negativos, crenças limitantes, senão todas as outras dicas cairão por terra. Acreditar que você consegue, pensar e sentir que você se dará bem na prova, que você será convocado e nomeado fará total diferença.

Faça um desenho com todos os detalhes da meta, deixe esse desenho em local de  fácil acesso para que você olhe todos os dias;

Leia a sua meta todos os dias com pensamento positivo;

Feche os olhos e tente ver seu nome na lista de aprovados, seu nome na lista de convocação, você no dia da nomeação assinando os documentos, deixe a alegria desse momento invadir você por dentro, sinta como se estivesse realmente acontecendo;

Elimine os pensamentos negativos e as crenças limitantes: “todos conseguem e eu não”, “fulano é inteligente”, “faço um monte de concurso e nunca passo”, “só passa quem pode”, “esse concurso é furada” entre outros.

Se você não aprender a programar o seu cérebro para o sucesso, o resultado será realmente o fracasso! Essa doeu, né? Mas a dor também impulsiona você a trilhar o caminho certo para o sucesso!

Dica 03 – Tenha dedicação e foco

Quando você traça uma meta não adianta somente traçar é necessário  ter foco e dedicação total para conseguir alcançá-la.

Tenha dedicação total aos estudos, não se distraia com mais nada, nem com pensamentos negativos.

Foco é você fazer igual o cavalo de corrida, olhar somente pra frente e ver a linha de chegada, então se você fala que vai estudar, mas fica olhando as redes sociais, desviando seu pensamento, isso não é foco.

Dica 04 – Faça um planejamento adequado

Essa é uma etapa fundamental para o seu sucesso porque quando você tem um planejamento de estudo, você se organiza e consegue atingir as etapas de forma mais rápida e assertiva.

Pegue provas anteriores do mesmo cargo e de preferência da mesma banca.

Análise o que cai nas provas e deixe anotado. Exemplo: a Lei 8.080/90 que regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde. Essa lei em concursos públicos da área da saúde sempre cai.

Se o edital já foi divulgado veja o que caiu nas provas anteriores, anote e dentro do tempo que você tem disponível foque nas matérias do seu plano de estudo assertivo, sendo assim, esse planejamento deve ser focado nas matérias que mais caem.

Dica 05 – Fique atento as atualizações

Na área da saúde, a todo momento, sempre há atualizações, normalmente as mesmas são sempre cobradas. 

Exemplo: A Escala de Coma de Glasgow, foi atualizada em 2017 ou o Calendário Vacinal que sempre sofre modificações.

Dica 06 – Estude por questões 

Não adianta você pegar livros, artigos e somente ler. Eu sugiro você estudar pelas questões que caíram nos últimos concursos.

Faça as provas anteriores como se fosse realmente o dia da prova, depois você corrige e veja o que está errando e o que você precisa estudar mais. Essa é a parte prática dos estudos para concurso, depois leia sobre aquele assunto de forma profunda.

Dica 07 – Faça resumos e leia com frequência. 

É muita matéria? Sim muita mesmo, então o indicado é fazer resumos com esquemas que você tenha a melhor adaptação. Esses resumos devem ser lidos pelo menos uma vez por semana até o dia do concurso.

Estudar aquele assunto, finalizar e deixar para ler somente na véspera do concurso, é jogar tempo e dinheiro no lixo. Então antes de começar a matéria do dia, reveja a matéria do dia anterior, faça um ciclo de revisão.

Dica 08 – Utilize a fala, audição e visão 

Deixe a sua voz ser ouvida, leia em voz alta a matéria e/ou o resumo;

Grave a aula utilizando um gravador ou seu smartphone e escute em momentos que você não conseguirá sentar para ler e/ou escrever. Exemplo: durante a organização da casa, quando estiver dirigindo, entre outras situações;

Faça questões e respostas, e peça para outra pessoa fazer chamada oral;

Escreva o resumo sem olhar na matéria, você conseguirá ver o que está esquecendo;

Explique para outra pessoa o que aprendeu, como se estivesse dando orientação para um aluno ou paciente;

Faça esquemas com o seu resumo para você visualizar, chamamos de mapa mental, e tente guardar na sua memória esse mapa, ele pode ser feito colorido, pois na hora da prova você pode fechar seus olhos e visualizar esse mapa.

Dica 09 – Coloque emoção nos estudos 

Coloque sempre emoção nos estudos. Tudo o que tem emoção fica mais fácil para memorizar, além disso, não esquecer.

Exemplo 1: você está estudando trabalho de parto. Pense na grávida mais próxima de você.

Exemplo 2: você está estudando sobre Diabetes pense na pessoa mais próxima que você conhece, quais os sinais e sintomas ela apresenta? Quais orientações você daria? Quais medicações? Quais Complicações etc.

Dica 10 – Tenha a hora de ouro

Quanto tempo você tem para estudar? Não importa quanto tempo você tenha para estudar, faça essa hora ser a hora de ouro. Somente estudo com dedicação e foco seguindo o seu plano de estudo assertivo.

Estude no período que você for mais produtivo, se você absorve melhor de manhã, então estude pela manhã.

Sabe o motivo que eu coloquei a hora de ouro? Porque essa hora, vai te render muito lá na frente!

A qualidade, vale muito mais que a quantidade, outra coisa, quem estuda com maior antecedência, tem maior probabilidade de passar, então não deixe para estudar somente quando o concurso for anunciado, ou quando sair o edital.

Dica 11 – Faça pausas intermitentes 

Tenha pausas durante os estudos. Estude 30 minutos, pare 15 minutos e vá assim. Caso não tenha muito tempo, só 15 minutos por dia, não tem problema, faça desses 15 minutos os mais produtivos possíveis, faça o minuto de ouro.

O cérebro depois de aproximadamente 40 minutos não absorve mais as informações, então não adianta você se matar de estudar “diretão”, você consegue falar direto sem respirar, não né? Então aqui é a mesma coisa.

Dica 12 – Dê um tempo das distrações

Essa é uma das partes mais difíceis de serem seguidas, dar um tempo da balada, do barzinho, de tudo o que te dá prazer é difícil, porém esses momentos de prazer são somente momentos de prazer que não trarão grandes resultados para a sua vida.

Aqui o grande perigo são as distrações internas, aquelas que você não precisa sair de casa. Exemplo o celular, a série na Netflix, as redes sociais. Se afaste dessas distrações, deixe o celular e a TV desligados e fique longe.

Quando começar a ficar difícil de não se afastar, pense no que você quer, no que  precisa fazer e principalmente no resultado, você concursado, ganhando bem e podendo ir em qualquer balada depois e sem aquele peso na consciência.

 Dica 13 – Não dê ouvidos para quem não soma

Aqui as pessoas normalmente ao invés de ajudar, infelizmente na maioria das situações, acabam atrapalhando. Não dê ouvidos para aquelas perguntas, cobranças e insinuações descabidas e sem fundamento.

Olha aprendi uma coisa na prática, planos devem ser guardados a sete chaves dentro da nossa boca e do nosso coração. Então não saia falando que você está estudando para concurso para todo mundo, deixe para gritar para o mundo e para as redes sociais a sua nomeação.

 Dica 14 – Tenha motivação para estudar 

A principal motivação é você pensar na sua meta. Aqui você também deve comemorar cada etapa cumprida do seu plano de estudo.

Correlacione o estudo com pequenos mimos. Exemplo, se você conseguiu cumprir o plano de estudo diário, então você merece um mimo.

Exemplo: se você conseguir finalizar o plano de estudo de hoje, você poderá assistir um episódio da sua série preferida ou poderá comer aquele delicioso chocolate, caso contrário, você ficará de castigo.

 Dica 15 – Cuide do seu sono

Tenha uma boa noite de sono, o sono ele revigora todo o sistema orgânico necessário para você conseguir estudar com qualidade. Não adianta você estudar na hora de dormir porque não irá absorver quase nada e você acabará ficando frustado porque não aprendeu e a tendência é você ficar desmotivado.

Dica 16 – Cuide da sua alimentação

Tenha uma excelente alimentação, com alimentos adequados e evite bebidas alcoólicas. Não exceda, alimentos leves e fracionados.

Dica 17 – Tome bastante água

A água ela compõe 75% do seu cérebro, melhora a oxigenação, auxilia no transporte de oxigênio para as células, ajuda na absorção de nutrientes, ajuda a converter alimento em energia. Não precisa falar mais nada, né? Então coloque a sua garrafinha de água aí no seu cantinho de estudo.

Dica 18- Estude em um ambiente tranquilo

Estudar num ambiente conturbado, onde você não terá concentração não é nada fácil e também não é indicado. Então aproveite o momento mais tranquilo da sua casa, não tem esse momento? Então uma dica excelente é estudar em uma biblioteca pública ou na biblioteca da faculdade mais próxima da sua casa.

Dica 19 Faça associações ou metáforas 

Aqui você deve utilizar a sua criatividade! Fazer associações, ligações, músicas e metáforas para auxiliá-lo na hora de estudar.

Exemplo: para lembrar da fórmula do cálculo de insulina. Eu sempre ensino assim, para os meus alunos:

FUI (frasco) —————————-SALVO (seringa)

                                                    PELA (prescrição)———————CRUZ (X da questão).

Dica 20 Tenha um momento de seu 

Eu sempre sugiro você dar um tempo dos estudos, tire um dia da semana, ou simplesmente um período para fazer algo que goste para você relaxar. Não extrapole a ponto de perder o foco, mas ter um momento de prazer, faz com que você recarregue as energias!

Conheça o melhor Curso de APH: https://enf360.com.br/cursoonlineAPH

Conheça também as minhas redes socias:

YouTube: https://enf360.com.br/youtube

Facebook: https://enf360.com.br/facebook

Instagram: https://enf360.com.br/instagram

YouTube: https://enf360.com.br/youtube

Contato: contato@enf360.com.br

Dá um 360! Vem comigo!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *